O Curso oferece outros recursos além do material didático

categoria: Notícias | 11

 

O Curso Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social conta com um material didático que oferece recursos além do texto produzido pelos autores, presentes no e-book. A cada capítulo, a coordenação do Projeto juntamente com a equipe de vídeo, teve o cuidado de preparar dois materiais audiovisuais: uma entrevista com os autores e uma videoaula. Estes vídeos apresentam o assunto tratado em cada capítulo de maneira informal e objetiva, abordando novos aspectos, fazendo análises que vão além do texto do e-book e destacando os pontos mais relevantes. Até agora, os vídeos tiveram quase 22 mil visualizações.

 

As entrevistas foram gravadas no estúdio da TV UFSC, em Florianópolis, e mediadas pelos consultores do Curso, Elson Manoel Pereira e Anaclaudia Rossbach. Cada entrevista trata especificamente do capítulo pelo qual o autor é responsável. É uma oportunidade de conhecer melhor os autores, suas visões e análises sobre o tema. Alguns entrevistados contam como foram suas experiências nos Programas de Habitação de Interesse Social e é possível perceber como estas experiências influenciaram no material produzido por eles, complementando o conteúdo e proporcionando um outro entendimento.

 

Nas videoaulas, os temas tratados ao longo do capítulo são resumidos de forma mais sistemática e objetiva, destacando o que é relevante neste tópico. São vídeos curtos, de cerca de 10 minutos, onde os tópicos são apresentados por meio de animações. Os professores também dão explicação nos vídeos, causando uma maior proximidade, como em uma sala de aula.

 

O Curso possui um canal no youtube com mais de 20 vídeos que ultrapassam as 47 mil vizualizações. Lá estão todas as videoaulas, teleaulas e entrevistas com os autores e consultores da 2ª edição do Curso. Todo material publicado no canal está disponível na rede para ser visto e revisto por estudantes e pelo público interessado.

 

A 2ª edição do Curso de Capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social é promovido pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH/MCIDADES) e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE).

 

Inscreva-se no canal, assista e comente os vídeos https://www.youtube.com/channel/UCNwXo89xQad2LEbYpRtY9EQ/videos

 

Comentários no Facebook

comentários

11 Respostas

  1. Como posso participar do curso, pois trabalho na área.
    Grata pela atenção.

    • Sistema de Acompanhamento ao Estudante

      Prezada Jhulie,
      Obrigada pelo seu interesse!
      Ainda não há previsão de novas turmas e edições deste curso. Acompanhe o site do Ministério das Cidades < www.cidades.gov.br > e o site do NUTE-UFSC < www.nute.ufsc.br > para abertura de novas turmas do Curso de Capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social ou para outros cursos de seu interesse.
      Atenciosamente,

  2. Rose Mary de Fatima Campelo da Silva

    O curso tem me auxiliado muito, principalmente na compreensão e aplicação da portaria nº 21 de 22-01-14 do M.Cidades. Apesar de participar pouco, procuro ler todo o assunto e assistir as vídeo aulas.

  3. Francisco Sales Sousa Filho

    Prezados,
    Gostaria de obter a seguinte informação: Quando é que estarão abertas sobre este importante curso.

  4. Excelente e completa abordagem oferecida pelo curso. Desenvolvo projetos na área ambiental e uma oportunidade de ingressar em uma equipe para elaborar o PTTS para um empreendimento em SP, me fez chegar até aqui. Com certeza, os conhecimentos adquiridos me darão excelente base, para o desenvolvimento de projetos nesta área. Parabéns pela competencia, extensivo toda a equipe – Nute – UFSC.

  5. neusa maria perez

    Este curso superou minhas expectativas quanto ao aprendizado adquirido nesta área, a qual tenho vivência profissional a mais de 20 anos. A habitação de Interesse Social, especialmente na modalidade vertical, tem sido um grande desafio para os profissionais no desenvolvimento TTS, haja vista as dificuldades de adaptação das famílias as novas regras de convivência coletiva e apropriação do patrimônio comun, incorrendo muitas vezes na evasão de significativo universo de beneficiários, sobretudo aos oriundos de áreas de ocupação irregular/de risco.Portanto, todo o conteúdo abordado no curso, experiências e reflexões apresentadas, só veio a contribuir para a atuação dos profissionais, demonstrado o avanço e o compromisso das instituições responsáveis e, mesmo dos técnicos sociais das áreas afins, que ao longo dos anos tb vem contribuindo no aprimoramento desse trabalho.

  6. O curso me deu mais clareza para elaboração de novos projetos, para mim, está sendo muito bom essa participação, pois os municípios da minha região não capacitam as equipes de habitação.
    Parabéns equipe Nute UFSC.

  7. Elizabeth Guimaraes Nolêto

    Muito interessante a tele-aula. Apesar de não ter participado dos fóruns e outras atividades mais interativas, a leitura dos materiais disponíveis e demais aulas muito contribuirá para o aperfeiçoamento de nossa prática profissional, quer seja na execução, consultoria, assessoria em projetos sociais, planejamento, dentre outros. Obrigada a toda a equipe do Curso e aos gestores pela oportunidade!

  8. Eudenize Ramalho

    O Curso é muito dinâmico, rico e bastante interessante. Os materiais disponibilizados e as tele-aulas foram de grande valia e contribuição para a nossa prática profissional. Parabenizo a todos os profissionais envolvidos na execução deste curso.

  9. Boa noite, estou mto interessado no curso de Habitação de Interesse Social… Sou de São Paulo, vai ter nesta Capital.

    • Sistema de Acompanhamento ao Estudante

      Prezado Lucio,
      Boa tarde!
      Obrigada pelo seu interesse.
      O Curso foi oferecido na modalidade de Educação a Distância e abrangeu todo o território nacional.
      Ainda não há previsão de novas turmas e edições do Curso de Capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social. Acompanhe o site do Ministério das Cidades < www.cidades.gov.br > e o site do NUTE-UFSC < www.nute.ufsc.br > para abertura de novas turmas do Curso de Capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social ou para outros cursos de seu interesse.
      Atenciosamente,

Deixe um Comentário