O Curso de capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social é gratuito, promovido pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH/MCIDADES), e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE).

Objetivo geral

Capacitar técnicos que atuam em Programas de Habitação de Interesse Social sobre as diretrizes e marco regulatório do Ministério das Cidades para o Trabalho Social, assim como sobre procedimentos para a operacionalização de projetos e programas de habitação de interesse social.

Objetivos específicos

  • Identificar aspectos teórico-conceituais sobre trabalho social em Programas de Habitação de Interesse Social e suas aplicações em território nacional.
  • Instrumentalizar os participantes com informações atualizadas sobre as diretrizes e o marco regulatório do Ministério das Cidades para o trabalho social.
  • Identificar as etapas de operacionalização de projetos de habitação de interesse social: diagnóstico, elaboração de projetos sociais, estratégias para execução, relevância social e econômica.
  • Reconhecer a necessidade de gerar redes de conhecimento e troca de experiências sobre o Trabalho Social desenvolvido nas distintas regiões do país.
  • Utilizar a modalidade de educação a distância como instrumento de capacitação técnica e propagação das políticas públicas nos municípios brasileiros.

Público-alvo

Técnicos atuantes na esfera governamental municipal, estadual e do Distrito Federal, entidades sem fins lucrativos e agentes operadores/financeiros.

Nº de vagas ofertadas – 5 mil

Carga horária – 120h

Período de realização do Curso – 13/03/2014 a 11/06/2014

Certificação

Certificado de Extensão Universitária, com carga horária de 120 horas, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para todos os estudantes aprovados no Curso.

Metodologia

O curso será oferecido na modalidade de Educação a Distância, com um planejamento educacional que leve em consideração o perfil e a dispersão espacial, em território brasileiro, dos estudantes.