Primeira Teleaula vai ao ar no dia 27 de março na TV EBC

categoria: Notícias | 0

A primeira Teleaula do Curso Trabalho Social em Programas de Habitação Social irá ao ar no dia 27 de março pela TV EBC. O programa contará com a presença de representantes do Ministério das Cidades e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), autores do material didático, tutores, monitores e supervisores do curso para debater o tema “Trabalho Social em Pós-Ocupação”. Para motivar a discussão, também serão exibidos vídeos sobre Políticas Públicas do MCidades, com destaque para a portaria nº 21, e que apresentam exemplos de participação comunitária em sintonia com a política pública.

 

Participarão do programa a vice-reitora da UFSC Lúcia Helena Martins Pacheco, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Junia Santa Rosa – representando a Secretária Nacional de Habilação Inês Magalhães, a diretora do Departamento de Urbanização de Assentamentos Precários Mirna Chaves e a Coordenadora do Curso pelo Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional da UFSC Aluizia Aparecida Cadori. Como convidados também estarão presentes Li Chong Lee Bacelar de Castro, analista do Ministério das Cidades, e os especialistas Evaniza Rodriges e Pedro Strozenberg, autores dos capítulos 2 e 7 do material didático, respectivamente.

 

O debate será introduzido por um vídeo que sintetiza o conteúdo do Curso, mostrando a importância do Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social. Será destacado o papel da portaria nº 21 de reforçar esta importância e colaborar para a conquista da moradia digna, a construção da cidadania, o acesso à cidade e a sustentabilidade dos empreendimentos. Para incentivar o debate, também serão exibidos dois vídeos que darão exemplos de boas práticas de Trabalho Social: um gravado em obras do PAC no Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro, e outro na Região de Alagados, em Salvador, na Bahia.

 

Os vídeos mostrarão práticas de desenvolvimento sócio territorial, abordando aspectos como acesso aos serviços públicos, sustentabilidade das famílias, do empreendimento e a intersetorialidade das políticas e programas sociais. Os espectadores poderão conhecer projetos bem sucedidos desenvolvidos nas comunidades visitadas, como coleta seletiva de óleo, gestão condominal e o trabalho da Associação Voluntários para o Serviço Internacional, ONG de origem italiana que atua em Salvador.

 

A Teleaula vai ao ar pela primeira vez no dia 27 de março às 7h30 pela TV EBC, com reprises em diversos horários durante três dias. Também será veiculado pela TV UFSC, no canal 15 da NET e canal digital 63,1 na Grande Florianópolis.

Comentários no Facebook

comentários