Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pós-doutoranda em Ciência Política Aplicada pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris/França a Profa. Maria do Carmo, autora do capítulo “Trabalho Social na Habitação, conceitos básicos e novas diretrizes do Ministério das Cidades para o Trabalho Social” nos conta nessa entrevista um pouco sobre a sua trajetória até chegar ao Curso de capacitação do MCIDADES e também sobre o seu trabalho como autora.
Iniciou sua trajetória profissional na Secretaria Municipal de Assistência Social/SP. Atuou também como professora titular na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC – SP. Realizou a primeira formação de conteúdo, dia 10/03, no NUTE | UFSC, com a equipe de acompanhamento ao estudante: supervidores, tutores e monitores do Curso do MCIDADES, sobre o material e o capítulo que escreveu. Confira!
Como foi o seu processo de envolvimento neste Projeto? O que motivou você a participar e escrever o material?
A equipe do MCIDADES me convidou. Como amo o trabalho social em Habitação e já havia me envolvido em consultorias ao Ministério quando do desenho e implementação de sistema de monitoramento e avaliação do programa Habitar Brasil – aceitei!
Está sendo muito gratificante me envolver na realização deste Curso. Afinal é um privilégio poder irradiar, pela via deste Curso, a tantos profissionais de todo o país, nossa experiência em trabalho social no campo da habitação. É também um privilégio integrar uma equipe de experts apaixonada pelo que faz. Fiquei responsável pela produção do texto inicial, introdutório sobre o trabalho social.
Como foi a sua experiência de autoria do material? De que forma você pensou a abordagem do conteúdo?
Foi bastante enriquecedora! Comecei abordando o Trabalho Social como mediação necessária em qualquer política social (saúde, educação, desenvolvimento local, ….) e não apenas na habitação. A importância do Trabalho Social reside exatamente no seu papel mediador, no processo que realiza para que as populações de menor renda, excluídas, vulneráveis conquistem o acesso e usufruto efetivos dos bens e serviços ofertados pelas políticas públicas. Depois entrava no debate central – o trabalho social em programas de habitação de interesse social – iniciando pela atual política nacional de habitação. Vou tecendo a reflexão para e passo com as normativas do Trabalho Social definidas pelo MC. Depois de vários cortes e mudanças fomos costurando o texto que está aí.
Qual o objetivo desta formação? Como ela pode colaborar para o trabalho e atuação dos tutores e monitores durante o Curso?
Compreender a importância do Trabalho Social e realizá-lo. O Trabalho Social junto a nosso público alvo em projetos habitacionais exige do profissional enorme cumplicidade com os moradores sofridos das periferias da cidade. Quando dizemos cumplicidade estamos nos referindo ao que hoje é tão conclamado como empatia ou uma alta sensibilidade, condição necessária a percepção da causa do outro e com ele lutar por sua resolutividade.
De quais assuntos você tratará nesta formação?
Nesta aula para os tutores pretendo introduzir o significado e importância do trabalho social enquanto mediação estratégica para a efetiva conquista da moradia com inclusão social e ganhos de pertencimento a cidade. Introduzo as normativas que regulam o trabalho social; as ações prioritárias, o foco principal
Que resultados você espera ver ao final do Projeto? Como o você considera que o Curso pode colaborar para o aperfeiçoamento dos Programas de Habitação?
Espero e desejo muito que os tutores se entusiasmem pelo Trabalho Social e consigam contagiar nossos estudantes a distancia no desenvolvimento dos programas de habitação.
Espero como resultado que os tutores saiam desta formação não apenas com o domínio de conteúdos, normas e procedimentos mas com as habilidades de tutoria voltadas a apoiar e engajar os estudantes na aventura do Trabalho Social.